terça-feira, 30 de julho de 2013

Ausências - quando é que uma mãe pode deixar o filho?


Ultimamente, talvez por estarmos em período de férias, tenho-me confrontado muito com a questão das ausências: quando é que é a idade certa, se é que existe alguma, para que uma mãe se possa ausentar alguns dias sem os filhos?
Na verdade, não existe uma resposta simples a esta questão. É muito importante sabermos que os primeiros três anos de vida de uma criança são fundamentais para o estabelecimento de um vínculo forte, saudável e seguro com os pais. E, o estabelecimento desse vínculo requer uma presença quase constante destes na vida da criança. Sobretudo durante os primeiros dois anos de vida, a criança está quase exclusivamente focada no seu relacionamento com os pais e, principalmente, com a mãe. Durante os primeiros dois anos a mãe é a fonte mais imediata e segura de conforto e de segurança para a criança. Se o pai estiver, desde o início muito presente na vida da criança, é provável que este passe a estabelecer com ele também uma relação forte de apego mas, para isso, é preciso que essa presença se dê de forma constante e que haja um verdadeiro envolvimento do pai na vida da criança desde o seu primeiro dia de vida.

No primeiro ano de vida a criança ainda está a tentar perceber como é que funciona o
mundo e o que pode esperar dos adultos que a rodeiam. Nesta altura a sua capacidade de estabelecer vínculos é limitada e não é possível que este se estabeleçam com muitos adultos em simultâneo. No seu primeiro ano de vida a criança começa a reconhecer as pessoas que são significativas para si mas ainda não tem capacidade para armazenar memórias relativas a um número muito grande de pessoas. Assim, as pessoas com estará mais naturalmente vocacionada para estabelecer vínculos nesta altura serão a mãe e o pai ou outras pessoas que estejam mais presentes na vida da criança. Se esta for deixada várias horas com um adulto responsável e atento às suas necessidades é muito natural que se estabeleça também um vínculo forte com essa pessoa e é desejável que os pais permitam que isso aconteça. Para que se estabeleça um vinculo seguro entre uma criança e um adulto há algo fundamental: uma presença constante e uma disponibilidade grande para a criança. No primeiro ano de vida a criança não tem ainda uma memória que lhe permita assimilar muita informação acerca dos adultos que a rodeiam e não tem capacidade de se lembrar destes na sua ausência. E, porque uma criança desta idade não tem ainda uma noção do tempo, nem da sua continuidade, todas as ausências de pessoas significativas para si são, de certo modo, sentidas como perdas permanentes. Antes dos três anos de vida a criança não tem uma memória que lhe permita internalizar a figura da mãe e saber que, quando esta não está presente, ela não desapareceu e continua a existir na sua vida.  São precisas muitas repetições em que a mãe sai e volta a aparecer para que a criança comece a perceber que mãe acaba sempre por voltar mas, para que esta associação positiva se estabeleça é necessário que estas ausências não sejam tão grandes que a criança se sinta em perigo, despoletando o seu sistema de alarme que, aí activará um modo de protecção que dificultará muito o estabelecimento de vínculos. 
Entre os 12 meses e os dois anos a criança começa já a ser capaz de armazenar na sua memória alguma informação relativa a um maior número de adultos que tenham uma presença significativa na sua vida. Durante o segundo ano de vida a criança começa a ser capaz de estabelecer relações com os avós, tios ou primos que veja com regularidade e se mostrem disponíveis para ela. No entanto, durante o seu segundo ano de vida apesar da criança começar já a dar os primeiros passos para a sua socialização a mãe ainda é uma figura fundamental para a sua segurança e conforto. Isto é visível quando, por exemplo, a criança se magoa e a única pessoa que consegue confortá-la e fazer com que pare de chorar é a mãe por muito que haja outros adultos bem intencionados à sua volta a tentar. Isto, é claro, se a criança tiver estabelecido um apego seguro com a mãe. Porque uma criança desta idade ainda não consegue internalizar a imagem das suas figuras de apego e ainda não tem uma memória temporal que lhe permita perceber o conceito de tempo e saber que a mãe voltará dentro de algumas horas ou dias, as ausências mais prolongadas (mais do que 24 horas) ainda podem ser sentidas como um abandono permanente com consequências traumáticas para uma criança desta idade.
Até aos dois anos de vida o cérebro das crianças está em constante mutação e são criadas e eliminadas milhares de ligações neuronais. Isto quer dizer que esta é uma fase de grande receptividade e que todas as experiências desta fase têm um impacto muito grande e que deixará marcas que podem ser definitivas na vida dessa criança. Uma criança desta idade ainda está a tentar perceber o que esperar do mundo e o seu cérebro organiza-se em função do que vai encontrando. Se aquilo que encontra é a ausência dessa figura principal em quem confia para se sentir protegida e apoiada o cérebro irá preparar-se para lidar com essa perda que a criança não sabe que é temporária. E para o fazer começa por activar o seu sistema de resposta ao stress que pode passar a funcionar de forma permanentemente alterada se entrentanto não se fizer nada para o compensar. (ver artigo: A resposta de Stress nos bebés)
Entre os dois e os três anos o cérebro da criança está ainda em fase de grande crescimento mas, nesta altura, a criança começa já, por um lado a ser mais facilmente capaz de estabelecer relações significativas com outras pessoas e, por outro, a ter alguma noção da temporalidade que lhe permite perceber que a mãe se ausenta de vez em quando mas que acaba sempre por voltar. Isto não quer dizer que a criança nesta altura esteja já preparada para lidar com uma ausência de muitos dias até porque, como já dissemos, ainda não é capaz de internalizar a figura da mãe. Uma criança de 7 ou 8 anos que se magoa, por exemplo, é capaz de se lembrar da sua mãe, perceber que ela não pode estar presente naquele preciso momento mas que, quando se voltarem a encontrar, ela lhe poderá dar uma dose extra de carinho e, com esta idade a criança já pode sentir-se confortada com este pensamento e ser capaz de esperar até que volte a ver a mãe. Uma criança de dois ou três anos que se magoa ainda não consegue perceber porque é que mãe não está presente, não sabe muito bem quando voltará a estar –se alguém lhe disser que a mãe volta daqui a dois dias ou duas horas, para criança é igual porque não faz ideia do que isso significa – e não tem capacidade de imaginar os carinhos que a mãe lhe poderia fazer se estivesse presente. A única coisa que uma criança desta idade consegue sentir é que lhe falta alguém que a possa confortar e voltar a fazer sentir-se segura.
Alguns autores defendem que até aos 6 anos a criança está totalmente voltada para o estabelecimento dos vínculos e das relações significativas para si, que idealmente, acontecerão com os pais e irmãos. A partir dos três anos, apesar da criança precisar ainda muito da mãe, as diferenças são que esta passa a ter alguma noção de tempo, já percebe que  mãe não se vai embora para sempre, já é capaz de estabelecer mais facilmente relações de confiança e conforto com outros adultos com quem passe muito tempo e já começa a ser capaz de internalizar a imagem da mãe, usando-a para se confortar mesmo quando esta não está fisicamente presente. Não quer dizer que uma criança desta idade seja ainda capaz de tolerar, sem danos para si e para a relação, ausências muito prolongadas mas, pelo menos estas já não terão um efeito tão traumático ou marcante.

E quando não podemos escolher e somos mesmo obrigados a deixar os nossos filhos?


Por vezes, por questõs profissionais, as mães são mesmo obrigadas a deixar por alguns dias os filhos. Quando isto acontece é muito importante, em primeiro lugar, deixá-los com pessoas com quem exista uma boa relação de apego. Se o pai tiver sido sempre muito presente na vida da criança, este será a pessoa ideal. Se a criança passa o dia com alguma ama ou avó dedicada, esta poderá ser a figura substituta que mais se adequa. Depois, essa pessoa, terá de perceber que, para a criança, aquela poderá ser mesmo uma fase traumática e terá que estar preparada para algumas alterações de comportamento, como maiores períodos de choro que será mais difícil de acalmar, maior necessidade de contacto físico, maior necessidade de atenção. Se a criança não tiver uma relação de confiança com a pessoa com quem fica estas manifestações podem não se verificar porque a criança não as irá encarar como uma fonte de conforto. Por outro lado também é comum que estas alterações aconteçam mais quando a mãe volta a estar presente. Isto não quer dizer que a criança não sofreu com a ausência da mãe como tantas vezes se costuma pensar. Quer dizer apenas que a criança, quando não encontrou uma fonte adequada de protecção e conforto, deixou de a procurar e tentou continuar a sua vida como se não precisasse dela. Acontece algo parecido com os bebés que são deixados a chorar sozinhos e acabam por deixar de chorar mas os seus níveis de cortisol – uma hormona que se segrega em maior quantidade em situações de stress – continuam mais altos que o normal: um comportamento quase de apatia e conformismo não significa que a criança não esteja a passar um um perído traumático, antes pelo contrário até.

            Quando a mãe volta podem acontecer duas coisas: a criança pode parecer ter regredido um pouco no seu desenvolvimento, sobretudo em crianças um pouco mais velhas e, durante os primeiros dias, não consegue largar a mãe e fica muito aflita de esta se afasta um pouco. Isto quer dizer que a criança não percebeu porque a mãe desapareceu e está com medo que desapareça de novo. A boa notícia é que este comportamento revela que, apesar de a criança ter ficado mais insegura da presença da mãe, a relação de apego não foi muito afectada e esta continua a procurá-la com a sua fonte principal de conforto. Se, pelo contrário a criança parece desligada e até afastada da mãe quando esta volta, é sinal de que a relação foi afectada. Quando a criança deixou de poder contar com a presença da mãe como fonte de conforto, para mimimizar o sofrimento ligado a essa descoberta, acabou por desligar a parte de si que acreditava nessa relação e deixou de encarar a mãe como uma figura importante e como a sua fonte principal de conforto e segurança.
            Em ambos os casos o que é importante percebermos é que houve uma vivência traumática para a criança e o que é fundamental é que procuremos formas de minimizar esse trauma, de compensar a criança pelo sofrimento que viveu, dando-lhe possibilidade de voltar a confiar na presença da mãe e no seu relacionamento com ela. Isto pode ser feito através de uma presença mais constante nos dias seguintes à ausência, através de um maior contacto físico, com a ajuda do babywearing, da amamentação e da cama partilhada, por exemplo e sobretudo através de um maior disponibilidade para estar simplesmente com a criança. Mesmo nos casos em que esta pareça ter-se afastado é fundamental que a mãe volte a tentar uma aproximação. Como adultos, quando sentimos que alguém nos abandonou, também precisamos que essa pessoa nos volte a dar provas do seu amor para que possamos voltar a confiar nela.
           O mais importante é compreendermos que, depois de uma ausência prolongada, é fundamental que a relação seja reparada para que tudo possa continuar o mais harmoniosamente possível. 


Ler também: Ausências: efeitos da privação da figura materna
            

109 comentários:

  1. Oi
    Eu ainda sou uma criança mas uma criança grande de 11 anos meu pai e minha mãe viajaram para longe (Europa) e eu fico com muito medo de algo acontecer com eles até por que eu mesma tenho medo de avião,eu não estou nem 3 horas sem ver minha mãe e meu pai e já estou pensando em coisas trágicas e chorando. Eu tenho muito medo de chuva e nesses dias está chovendo muito forte e normalmente quando tenho medo eu falo para ela tipo de madrugada e ela deita comigo e automaticamente eu durmo. Eu queria saber se é normal eu me sentir assim já que não sou mais pequena?(eles vão ficar 2 semanas fora)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lorena, é normal, sim. Duas semanas ainda é muito tempo e, aos 11 anos, os pais ainda fazem mesmo muito falta. E é normal que a presença da sua mãe sirva para acalmar os seus medos e ajudar a dormir nessas alturas. O mais importante, quando eles não estão, será procurar um outro adulto com quem se sinta confortável e segura e com quem possa desabafar sobre essas preocupações porque é sempre mais difícil lidar com os medos quando nos sentimos sozinhos.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  2. Ola eu sou Yara e preciso urgente de ajuda psicológica tenho 23 anos vivo em Angola e neste momento estou em portugal o pai da minha filha vive aqui e nos vamos nos estamos separados mais pretendo deixar a minha bb de 3 anos aos cuidados dele para eu voltar no Meu pais e trabalhar para um dia lhe proporcionar uma vida melhor so q esta a ser muito dificil a ideia de me afastar da minha filha oque eu faço porfavor me ajudem vou deixar o meu imeil: Yarammcosta@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yara, peço desculpa mas não consegui responder antes. Espero que entretanto já tenha encontrado a ajuda de que precisava.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  3. Oi ,meu filho tem 2anos e foi criado junto com a avó dez de que nasceu,mas sempre com a presença da mae e do pai,ele que tem um vínculo forte com nos os pais dele.Mas minha mae,a avó dele teve q ir embora,para outra cidade,ele era apegado com ela também.você pode me dizer se a mente dele ta pronta pra se acostumar,com a ausencia da avó,e se ele ,vai guarda alguma lembrança dela?

    ResponderEliminar
  4. Oi ,meu filho tem 2anos e foi criado junto com a avó dez de que nasceu,mas sempre com a presença da mae e do pai,ele que tem um vínculo forte com nos os pais dele.Mas minha mae,a avó dele teve q ir embora,para outra cidade,ele era apegado com ela também.você pode me dizer se a mente dele ta pronta pra se acostumar,com a ausencia da avó,e se ele ,vai guarda alguma lembrança dela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dineva, se ele a via com frequência e se tinha uma uma boa relação com ela é natural que essa relação se mantenha desde que vão sempre falando dela para que ele se continue a lembrar e, se possível, desde que a consiga ir vendo de vez em quando. E se ela a via com muita frequência é natural que sinta alguma falta dela também. Abraço,
      Laura

      Eliminar
  5. Oie meu filho tem 2 anos e vou ter outro bebe e ficarei no hospital por 2 dias ..deixarei com o pai e com a avó ele é muito apegado a mim o que vai acontecer na mente dele quando eu ganhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é natural que isso lhe custe um pouco. Mas pode falar com ele, tentar explicar o melhor possível, de forma simples e, se possível levá-lo ao hospital nesses dias para a ver. Depois é sempre um balanço delicado de gerir mas tentar estar bem atenta às reações dele quando voltar para casa e, se possível, tentar que haja outra pessoa, como o pai ou a avó que possam estar mais presentes nessa fase para, de algum modo, compensarem um pouco a sua disponibilidade que será necessariamente menor.

      Eliminar
  6. Olá! Tenho Uma bebê de três meses e meu marido quer sair sozinho com ela por uma ou duas horas..mas ainda estou amamentando e acho prejudicial para minha filha pois ela ainda é muito pequena...esse afastamento pode prejudicar minha pequena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com três meses ainda é muito pequenina realmente, mas uma ou duas horas de ausência podem não ser muito tempo, principalmente se estiver com o pai, caso este seja já uma figura bem presente. Mas ninguém melhor que a mãe para conhecer a sua bebé e saber se isso será ou não o melhor para ela. Até porque em alguns dias uma hora poderá ser imenso tempo e noutros ela até pode passar bem as duas, depende também muito de como a bebé estiver nessa altura. O mais importante é o pai saber que pode sempre voltar a trazê-la para a mãe se ela ela ficar muito irrequieta e impaciente.

      Eliminar
  7. Olá tenho 29 anos e uma filha de 7 anos de umas semanas pra cá minha filha está muito apegada comigo e chora pra não ir pra escola pq quer ficar comigo, mas eu preciso trabalhar o que eu faço??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pode sempre tentar perceber se aconteceu alguma coisa diferente na escola ou na vida da sua filha para ela estar um pouco mais insegura. Se não houve nada de especial pode ser simplesmente o caso que ela precise mai de sentir a sua presença nos momentos em que podem estar juntas. Com essa idade a criança já consegue comreender que não pode estar com a mãe o dia todo mas é natural que ainda precise muito de ter bastante tempo com ela, tempo de qualidade e em quantidade para compensar as ausências.

      Eliminar
  8. Bom dia! Tenho um filho de 3 anos e estou em litígio com o pai. Me preocupa que futuramente talvez meu filho fique cerca de 15 dias afastado de mim - por ocasião das férias - e não confio no pai para devolvê-lo caso o menino demonstre saudades ou necessidade de mim. Qual a idade ideal é tempo para este afastamento? Meu filho só passou uma noite sem a minha presença, quando passei por uma cirurgia e na ocasião ele tinha 1 ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Larissa, escrevi este artigo justamente a pensar nesses casos: http://parentalidadecomapego.blogspot.pt/search/label/Separa%C3%A7%C3%B5es%20com%20Apego

      Eliminar
  9. Que consequências para a vida adulta as ausências prolongadas da mãe pode acarretar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ver aqui algumas dessas consequências: http://parentalidadecomapego.blogspot.pt/search/label/Aus%C3%AAncias%20-%20efeitos%20da%20priva%C3%A7%C3%A3o%20da%20figura%20materna

      Eliminar
  10. Olá, faço psicologia estou no começo e estou tentando ajudar a filha de uma pessoa próxima. Ela tem aproximadamente 2 anos e está longe da mãe há umas 2 semanas. A mãe teve que passar por uma cirurgia séria e ainda se encontra em recuperação. A criança e muito apegada a mãe e está achando que foi abandonada pela mãe, gostaria de saber como posso ajudá-la a entender que mãe vai voltar e ainda ama ela? Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karine, terá de ser a mãe a fazer esse trabalho que passa principalmente por aceitar todas as manifestações da criança e acolher esses seus sentimentos, dando-lhe espaço para os expressar.
      Se quiser pode ler no artigo que ponho abaixo um pouco mais sobre isso, no final explica que o mais importante é mesmo o acolhimento dos sentimentos de abandono da criança por parte da mãe. http://parentalidadecomapego.blogspot.pt/2013/11/ausencias-efeitos-da-privacao-da-figura.html

      Eliminar
  11. Bom dia .
    E no caso onde a criança tem apenas 3 meses de idade ,só mama no pito ,não pega mamadeira e a mae deixa com a avo no periodo da noite para ir fazer coisas na rua ,e volta de madrugada .
    Isso pode ser consireado abanndono de incapaz ,já que se a criança acorda não tem como dar alimento para ele ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. No caso onde a mae que amamenta uma criança de 3 meses ,é correto sair de casa a noite e voltar de madrugada e deixar o bebe para a avó cuidar ?Se caso a criança acorde com fome como faz ,pois ele não tomam mamadeira e só tome leite do peito .
    O que eu posso fazer sendo que sou pai e estou de longe e não consigo enfiar isso na cabeça da mae dele.
    Abraços e Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando, não posso julgar essa situação, visto que não conheço o lado da mãe. É importante a presença da mãe nessa idade mas se a ausência foi esporádica e de apenas duas horas, como disse abaixo, não me parece grave.

      Eliminar
  13. È correto deixar uma crinça que só mama no peito para a avó cuidar ?
    A pessoa se ausenta durante a noite e só volta de madrugada ,ficando fora por cerca de 2 horas .
    E se a criança acorda com fome ,ja que ele não toma mamadeira?
    Isso pode ser considerado abandono de incapaz ?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi FERNANDO! Há mães que amamentam no sistema de "livre demanda" ou seja o bebê é alimentado a hora que quer. Outras alimentam de 3 em 3 horas ( eu fiz assim as 6,9,12,15,18,21,12,3,) o que dá mais flexibilidade para por exemplo ir ao mercado. Acho pouco provável, mas você tem mais conhecimento, que alguém deixe um recem nascido passando fome, sobretudo se o bebê está exclusivamente no leite materno. Os antigos davam chuquinhas ( mamadeiras minúsculas) com chá para acalmar o choro é de maneira que a criança pare de acordar de madrugada. Essa pratica não mais se aplica. Você precisa questionar a mãe do seu filho sobre os horários da amamentação e caso ela saia sem ele, afinal ela não está em prisão domiciliar, pode ir ao cabelereiro, etc, se as saídas são nos horários de "vale" ( qdo o bebê já está alimentado) ou se há uma alternativa. Pense que se o bebê é alimentado a cada 3 horas, o seios dela se encherão de leite e vazarão , molhando sutia se o bebê não estiver ali para sugar. Se informe corretamente.

      Eliminar
  14. Olá preciso de orientação urgente!Porfavor!
    Tenho uma bebe de 2 anos; desde do 5 mês ela fica com a mesma babá; eu trabalho meio horário, O que nos mantém próximas. Nunca fiquei uma noite sem ela; porém preciso viajar a trabalho; no próximo domingo; ficarei 3 noite fora.Durante o dia ela ficará com a babá e a noite com o pai.Minha mae disse que ela poder "sentir" por causa da minha ausência. Quais o risco que correr? O que significa sentir? Preciso ir sou muito apagada com ela acho que será bom pra nós.
    Aguardo retorno obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcilene, não se a resposta ainda vem a tempo. é natural que ela sinta a sua falta e que fique triste ou zangada com essa ausência. O risco é o de que a vossa relação fique um pouco abalada com isso mas ela pode ser reparada desde que esteja disponível para acolher a tristeza ou zanga da sua filha como ela a manifestar. Pode um um pouco mais sobre isto neste artigo: http://parentalidadecomapego.blogspot.pt/2013/11/ausencias-efeitos-da-privacao-da-figura.html

      Eliminar
  15. Olá.
    Tenho um bebé de 1 mês e estou a pensar deixá-lo algumas horas por semana com a avó que irá tratar dele quando eu voltar ao trabalho. Isso irá ajudá-lo a ganhar vinculo com a avó ou será traumatizante para ele?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Olá Filipa, é importante que o seu filho vá ganhando algum vínculo com a avó, sim. Mas, nos primeiros tempos, a melhor maneira de fazer isso é através de si, por isso é importante que também esteja presente nesses primeiros tempos de adaptação para ele se ir sentido seguro na presença da avó e para que, aos poucos vá começando também a associá-la a uma pessoa segura. Não precisa de começar logo a deixá-lo lá sozinho, é mais importante que comece por estar lá com ele.

    ResponderEliminar
  17. Olá, Laura! Tenho uma bebê q está fazendo 9 meses hoje. Tive depressão pós-parto e não busquei ajuda. Sempre cuidei muito bem dá minha filha, nunca lhe faltou nada, mas eu cheguei no limite dá tristeza e fui internada (contra a minha vontade). Fiquei 9 dias sem vê-la, ela mamava no peito e passou a mamar na mamadeira. Quando saí do hospital, ela não quis mais o peito. Fora isso, me separei e ela está morando com o pai e a avó. A vejo todos os dias, mas não por muito tempo. Isso já tem 2 semanas + os 9 dias internada, ou seja, 23 dias num outra rotina. Estou lutando para recuperar a guarda dela, pois nunca a rejeitei, somente passei por um momento difícil na vida e quero ao meu lado novamente.
    Minha pergunta é: será q eu consigo restabelecer a relação com a minha filha? Será q isso pode ser contornado? Estou muito preocupada e triste c tudo isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, está sempre a tempo de recuperar a relação com a sua filha, desde que tenha vontade de o fazer. O mais importante é cuidar de si porque a depressão também afecta a nossa capacidade de estarmos presentes com os filhos da forma mais intensa e profunda que eles nos exigem. Mas nunca será tarde para recuperar essa relação desde que tenha vontade de o fazer e capacidade de aceitar e compreender a mágoa que poderá existir por parte da sua filha se passarem muito tempo separadas. Abraço,

      Eliminar
    2. Isso q vc mencionou era exatamente a minha dúvida: se ela poderia ficar magoada comigo, afetando desse jeito o nosso vínculo.
      Nunca quis ficar longe da minha filha, nunca. Mesmo no auge da depressão, sempre a quis por perto. Infelizmente, ela foi afastada de mim e eu choro todos os dias por causa disso.

      Eliminar
  18. Olá Laura! Estou em POrtugal a trabalho e deixei meu filho de 14 meses com os avós em meu país. ficaremos longe por 5 meses. sofro demais com a falta dele pois somos muito grudados. falo com ele por video e percebo que ele nao quer me ver. nao sorrir. parece magoado comigo. será que ele se sente abandonado? o que vc me aconselha a fazer? continuo conversando com ele por video chamada ou nao? por favor me ajude estou muito triste com isso tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, 5 meses é muito tempo para uma criança tão pequena, é natural que ele se sinta abandonado. Ver a sua imagem poderá ser importante para que continue a lembrar-se que tem uma mãe e que gosta dele mas, na verdade, isso não chega para manter uma verdadeira relação de apego com uma criança dessa idade, que ainda precisa muito de contacto físico para o fazer.
      Por isso, quando voltar, o mais natural e que tenha de fazer alguma reparação para recuperar a relação que tem com ele. Abraço

      Eliminar
  19. Olá boa noite eu tenho uma super dúvida eu tenho uma amiga que tem um filho de 6 anos...só que de uns tempos pra cá ele se apegou de mais comigo fala que quer dormir comigo e chora pra ficar comigo e me beija toda hora e fala que me ama toda hora e ninguém intendi o porque disso é muito menos eu no entanto ose próprio país estão com ciúmes eu já falei com o filhos dele que ele tem que beija os pais dele e dormir com eles mais ele não escuta ninguém é teve um gato ocorrido esses dias que eu tive que cuida dele e da minha sobrinha e ele chorou de tanto ciúmes gente eu não sei o que fazer por favor me ajudem.��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela, se o menino gosta tanto de si é porque se sente bem consigo. É natural que ele tenha tido ciúmes se não está habituado a dividir a sua atenção com ninguém. Mas o facto dele gostar tanto de si, não quer dizer que não goste dos pais mesmo que demonstre menos com eles, isso pode acontecer apenas porque criou um outro padrão de comportamento com eles.

      Eliminar
  20. Minha filha tem 1 ano e nunca ficou um dia longe de mim agora o pai que nuca morou conosco quer leva - lá para ficar com ele por 3 dias . Esse período longe de mim pode prejudicar emocionalmente meu bb?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eliza, 3 dias é muito tempo para uma bebé tão pequena. E se o pai nunca foi muito presente ela ainda não terá uma ligação com ele que seja suficientemente forte para se sentir segura. Esse afastamento não tem que deixar marcas definitivas mas será com certeza uma situação difícil para ela. Mas, se não o puder evitar, pode tentar repará-la quando voltarem a estar juntas, estando mais atenta às reacções dela e dando-lhe toda a atenção que ela precisar para que volte a sentir-se segura consigo.

      Eliminar
  21. Boa noite. Eu tenho uma dúvida. Minha filha tem 2 anos e meio, e a cada 15 dias vai pernoitar na casa dá avó paterna. Geralmente ela volta irritada comigo, é só falando dá avó. Será q isso está afetando nossa relação? Pq isso só acontece qd ela volta de lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Belinha, é natural que ela sinta a sua falta e talvez venha daí a irritabilidade. Com essa idade ainda é difícil compreender a sua ausência. O ideal será ter paciência com a irritabilidade dela e estar atenta ao que ela lhe demonstrar que precisa de si para lidar com a situação.

      Eliminar
  22. Boa noite, tenho um filho de 3 anos e somos muito apegados um ao outro. Ele dorme comigo na cama todas as noites.
    Tenho que passar 2 meses e meio fora do Brasil para finalizar o doutorado e estou muito preocupada de deixá-lo, apesar de que sei que será bem cuidado e amado. Ele ficará com a avó, a babá (que está com ele desde 1 ano) e com o pai.
    Minha preocupação é que ele se sinta abandonado por mim, afinal é muito tempo! Tenho medo de ser traumático e muito sofrido para ele.
    Mas não tenho alternativa, se levá-lo dificilmente conseguirei finalizar o doutorado. Interrompi o doutorado há 3 anos, quando ele nasceu e depois voltei ao trabalho em tempo integral. Esse peso de terminar o doutorado está me matando nesses 3 anos, preciso terminar e esta é minha última chance.
    Será que ele vai ficar traumatizado ou sofrerá demais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      2 meses é mesmo muito tempo para uma criança dessa idade. É provável que ele tenha essa sensação de abandono e que isso deixe algum trauma. Se sente que não tem mesmo opção precisará de estar muito atenta e presente para depois lidar com o trauma que a situação deixar e tentar ajudá-lo a ultrapassá-lo e a aprender a voltar a confiar em si.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela atenção, Laura.
      Abraços,
      Paula

      Eliminar
  23. Tenho uma filha de 2 anos e 7 meses sempre trabalhei e ela ficava com uma amiga minha...minga amiga n pode mais ficar botei na escolinha por 1 mes meio turno e agora vai para o dia todo ...ja deixei 1 semana ficou bem...trabalho de 8 as 18 e sabado e domingo folgo....isdo pode ser prejuducial a ela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ficar na escola tantas horas, com essa idade, não será o ideal. Mas o mais importante é estar atenta aos sinais que ela lhe der e ver se acha que terá havido alguma alteração que lhe mostre que ela poderá estar a não lidar muito bem com esse tempo de escola.
      abraço,
      Laura

      Eliminar
  24. Tenho duas filhas uma de um ano e outra de seis. Há alguns meses a mais velha foi morar na casa do pai, com a avó o avô...esta bem e sempre que falo com ela, ela quer me ver. ela é muito compreensiva.
    e eu e meu marido, pai da pequenina, estamos viajando a trabalho, e ela ficou com minha mae na fazenda. Elas se dao muito bem e minha mae esta totalmente disponivel. ligo todos os dias...
    Estou me sentindo muito culpada, por nao saber se estou fazendo a escolha certa. na gestação fiquei sem trabalhar e só voltei agora..quero que elas tenham no futuro um lugar para estar conosco: a nossa casa! to mal...chorand sem parar...com medo de ela nao me reconhecer ..devo voltar e abandonar meus sonhos ate elas ficarem maiores? ou agora é o momento certo de correr atras e crescer na vida e mais adiante ter tempo para seus medos e anseios da adolescencia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, tem que escutar o seu coração e ver aquilo que é mais importante para si neste momento. Com uma filha de um ano, às vezes, é preciso mesmo adiar certas coisas se não for possível conciliá-las de todo com a maternidade.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  25. Estou fazendo parte do doutorado na França. Eu cheguei há cerca de 3 semanas e, ficarei neste país, até o final de agosto. E, embora tenha explicado tudo para meu filho de 4 anos, estou super preocupada com a repercussão que a minha ausência prolongada poderá vir a causar na vida dele. Apesar dele estar na companhia do pai e de outros entes queridos da nossa família (avó, tias, primos, etc.). Pois, somos muito apegados um ao outro e, assim como toda separação, a nossa está sendo um martírio. Mesmo nos falandos todos os dias por skipe e telefone. Se for possível me responda: quais são as consequências de uma ausência prolongada para uma criança desta idade? Vc poderia dar dicas de como superar (ao menos em parte) esses problemas (saudade, sentimento de abandono, etc.)? Poderias sugerir algum livro sobre o tema? Desde já, agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tá sendo a ausência até agora? Também vou ne ausentar da minha filha de 3 anos em novembro por 4 semanas. Tentando me informar ao máximo com a psicóloga da escola, mas quero mais relatos pra não ter traumático.

      Eliminar
  26. Boa noite!! Minha bebê tem 4 meses...me separei, o pai é presente, quer guarda compartilhada, o que acho ótimo. Mas a proposta para ela à partir de 1 ano é ficar uma semana com cada um. Gostaríamos de fortalecer nossa relação, tanto a minha, quanto a dele com ela, seria problema o afastamento semanal à partir de um ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com um ano acredito que a bebé ainda é muito pequena para ficar tanto tempo longe da pessoa principal de referência. Pode ler mais neste artigo sobre o que penso nesses casos: http://parentalidadecomapego.blogspot.pt/search/label/Separa%C3%A7%C3%B5es%20com%20Apego

      Eliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Boa noite, você poderia informar alguns artigos científicos que abordem esse tema? Gostaria de enviá-los para o meu esposo. Obrigada, Claudia!

    ResponderEliminar
  29. Ola bom dia! Tenho um filho de 9 anos e o mesmo mora com o pai e fica os finais de semana comigo na casa dos meus pais. A vó paterna tem a guarda dele registrado em juizo sendo que nao mora em sua residencia. Preciso me ausentar por conta dos meus estudos e vou morar em outra cidade. Qual tipo de documento preciso registrar em cartorio para me respaldar tenho que direcionar o documento ao pai ou a avó? Aguardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cleya, não sou a melhor pessoa para responder a essa questão. Um advogado saberá melhor.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  30. Olá! Tenho um enteado de 11 anos que algumas vezes tem atitudes que não sei se condizem mto bemcom a idade. Os pais tem guarda compartilhada e a criança ve ambis is pais diariamente. Ele não dorme se um do pais não estiver presente e colocar pra dormir, e geralmente no mesmo quarto. Algumas x acorda chorando de medo e pede remédio para dormir. Recentemente eu e meu marido viajamos pot5 dias e ele deu trabalho pra mae, chorando de saudades do pai, chegando ao ponto de faltar de aula. Não vejo criando independência, sendo que os pais fazem tudo, até separam a roupa que tem que vestir. Não sei se isto tudo é normal e nem posso me envolver. O que acha dessa situação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não consigo dar-lhe uma opinião sobre isso sem conhecer pessoalmente as pessoas e saber mais sobre elas.
      Obrigada,
      Laura

      Eliminar
  31. Olá. Sou Sara e tenho um bebe de 1 ano e 3 meses. Por razoes de Estudos tive de deixar o meu filho com o Pai e os avos com os quais tem uma óptima relação. É um local que não oferece condições para bebe (Alto mar). Terei de ficar longe dele por 2 meses. Contudo, não há minuto que não sinta a profunda falta dele, por vezes não consigo dormir direito pensado nele e a falta que lhe faço, apesar de saber que esta em boas mãos.
    Houve uma vez que passei 2 semanas longe dele (estava também com os avo e o Pai), também por motivos escolares, quando voltei no primeiro encontro ele reconheceu me e sorriu bastante…
    Há 2 semanas que estou longe dele, costumo falar com ele ao celular, e ele corresponde e sorri bastante; contudo minha mãe reportou que nos dias que fala comigo de noite chora bastante que nos dias que não falamos, chamando por mim e sofrendo. Peço a sua orientação: para o bem dele, o que faço? Continuo a manter contacto ou paro?
    Outra questão: Nesse momento a minha maior aflição é a consequência e a reacção dele quando me ver de volta. Ele já me chamava nitidamente de Mãe, mesmo nas chamadas que costumamos trocar. Contudo nessa semana, minha Mas (a avó) disse que começou a chamar ela de “Mãe”. Essa distancia me da um grande aperto no coração. Será que durante esse tempo ele vai me esquecer e quando eu voltar não me reconhecer mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. * Dizia que onde me encontro nesse exacto momento é no alto mar. Que na minha percepção nao oferece condicoes para estar com o bebe por tanto tempo.

      Eliminar
    2. Boa tarde Sara, peço desculpa mas não consegui responder antes, por isso nesta altura já deve estar com o seu bebé. Nessa idade é muito natural que ele reaja com choro e angústia à vossa separação e que o manifeste mais depois de falar com isso, porque isso reactiva a ferida, se bem que, por outro lado, também pode ajudar a manter a ligação. Não acredito que ela a esqueça mas o que pode acontecer, é que se mostre mais zangado ou mais distante e terá de estar muito atenta ao comportamento e aos sinais dele para perceber o que é que será preciso para que possa voltar a sentir-se seguro consigo.
      abraço,
      Laura

      Eliminar
  32. Muito Obrigada, Laura pelos conselhos. Infelizmente ainda estou distante dele. So poderei estar de volta a casa em 2 semanas, muito ansiosa em ve-lo.
    E quanto ao que comentou, nesse segundo mes se manifestou: ele recorda se perfeitamente de mim. Apesar de chamar a avo e o avô de mae e pai, sempre que fala comigo me chama de Mama, contudo chora bastante quando me ouve e me vê.
    Ainda bem que só restam 2 semanas para voltar.

    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
  33. Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, eu sou pai muito presente, pois sou advogado autônomo. Minha esposa cuida dela fulltime. Ocorre que ela viajou há 20 dias com a mãe e eu vou encontradas daki 10 dias. Não sei como lidar com isso. É sadio ligar para elas todo dia no Whatsapp vídeo ou melhor para criança só me ver de forma física?

    ResponderEliminar
  34. Olá Miguelson,

    na verdade depende um pouco de como a criança lidar com isso. As crianças nessa idade precisam muito da presença física para se sentirem ligadas aos outros, mas se a mãe for falando com ela sempre e explicando que o pai não pode estar presente mas está com muitas saudades dela, o facto de o ver pode servir para ir alimentando essa ideia.
    abraço,
    Laura

    ResponderEliminar
  35. Oi .Boa noite!bem tenho uma filha d 6anos .e moramos sozinhas .tive q voltar a trabalhar quando ela tinha 4meses.no início ela ficou com minha tia e depois ela foi pra creche com 1ano e 6meses e dão começou a ficar com a família do pai mas dava muito poblema nadvd nunca pude contar com ele então tive q pagar uma pessoa pra ficar com ela e depois outra e outra até elavoltar ficar com minha tia agora com 6anos.
    Mas nossa relação da muito difícil ela n confia em mim.N me conta nada e ainda está muito agressiva comigo com palavras e atos!sem falar q ela n deixa eu ter nenhum namorado ou amigo.N sei o q fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabiana,

      essas mudanças na pessoa que cuidava da sua filha podem ter-lhe causado alguma insegurança o que, por sua vez, acaba por fazer com que se torne um pouco mais difícil para ela confiar. A agressividade pode ser um sinal de que ela está insegura, ansiosa ou zangada com alguma coisa. E em relação ao namorado ou amigo isso também poderá estar relacionado com essa insegurança.
      Entretanto espero que já tenha conseguido resolver um pouco as coisas se não o meu conselho seria para que procurasse ajuda de alguém especializado para lhe dar uma ideia de como lidar melhor com a situação já que eu, por aqui, sem saber mais nada, não consigo dar uma grande ajuda.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  36. Olá bom dia! Minha filha desde um ano foi para creche mais por não cuidarem direito fui obrigada a tirar após 7 meses lá,com isso ficou comigo quase três semanas até começar em outra creche mais só meio período no qual está gostando muito não chora, mais quando está comigo quer ficar literalmente grudada em mim até pra dormir tenho que dar a mão a ela que sempre dormiu sozinha,gosta muito do pai é do irmão mais não dá atenção a eles se eu estiver presente,chora como se estivesse sofrendo e acorda de madrugada desesperada me chamando o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janaina, a sua filha pode estar ainda a sofrer com o facto de ter estado numa escola onde as coisas não correram bem, onde talvez se tenha sentido mais insegura. A única coisa a fazer é dar-lhe esse contacto extra que ela precisa e ir lendo os sinais dela para saber como pode dar resposta às suas necessidades. Se lhes for dando a resposta de que ela precisa, com o tempo isso irá, com certeza melhorar.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  37. Olá, minha bebe de um ano e 1 mes, ela fica comigo na casa do pai, as vezes fiva mais de 24hs sem mos ver, e fiva na creche ele sempre fica doente, como fica a cabecinha dela, percebi qdo pego ela na creche ela nem olha na minha cara, so depois que chega em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jaqueline,

      o facto da sua bebé não querer olhar para si, significa que, provavelmente, ficou magoada com essa ausência que deve ter sido demasiado grande para ela. Por isso ela precisa de algum tempo para ser capaz de voltar a sentir-se confortável consigo.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  38. Olá , tenho um filho de 3 anos agora mas desde os 18 meses. Tive que deixa-lo por motivos de estudos na capital do país( Maputo ), vive com a minha irmã mais velha e ela não é muito apegada a criançàs em algumas vezes tem estado com a minha mãe e ele se sente confortável com ela e fica cheio de mimos .Nas férias de dezembro irei pra lá. Achas que devo me aproximar e dizer quem sou sabendo que em fevereiro irei deixa lo por mais um período prolongado. ! Acha que isso pode influenciar no comportamento futuro dele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mamy,
      é uma situação complicada essa. Acredito que as crianças devem saber sempre a verdade sobre quem são e de onde vêm, mas essa é uma opção muito delicada que só quem a conhece bem saberá tomar.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  39. Tenho uma filha de 4 anos. Ela sempre esteve comigo. Muito apegada em mim. Porém pela primeira vez tive que me ausentar, tem uma semana fora e percebi que ela está muito bem com o pai, que está fazendo de tudo para agrada lá, dando muita atenção. Porém eu mãe estou longe e me sinto triste por achar que ela não sente minha falta? Isso pode estar acontecendo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Va,

      ainda bem que ela está bem com o pai e que têm uma boa relação, porque isso será importante para a felicidade da sua filha. Mas com certeza que ela está a sentir a sua falta, embora as crianças nem sempre o demonstrem da mesma forma que os adultos. às vezes o não demonstrar pode ser mesmo uma defesa.
      Abraço,
      Laura

      Eliminar
  40. Boa noite, minha filha já tem 7 anos e algumas vezes ela insiste em abocanhar meu peito como se estive mamando. Ela apenas diz que não sabe explicar o motivo. Isso é normal?

    ResponderEliminar
  41. Oi faz 1 mes e alguns dias que estou trabalhando meu bebê tem 1 ano e alguns dias ele fica com a avó desde então, amanhã ele vai viajar com a avó pra passar 12 dias longe de mim, pois trabalho e so quem pode ficar com ele e a avó por isso ele vai, até então estou com muito medo, medo de verdade dele sofre, confio nela e uma ótima avó, mas eu estou sofrendo muito e ele nem foi ainda, to com medo dele chorar lá, fazer birra ou até ficar sem comer tenho medo q ele adoeca

    ResponderEliminar
  42. Sou separado e tenho dois filhos, um menino de 14 anos e uma menina de 09 anos, sou separado a 03 anos. A mãe deles mora em outro estado e eles moram comigo. Eles vêem ela uma vez por ano por uns 20 dias, mas férias. Toda vez é muito dolorido. O que posso fazer para ajudar principalmente a menina que sente mais a distância da mãe?

    ResponderEliminar
  43. lAURO PODERIA CONVERSAR COMIGO? PODE ME PASSAR SEU EMAIL, TENHO UM FILHO DE 3 ANOS E 9 MESES, ELE NÃO QUER MORAR CMG, CASEI A 4 MESES E DEIXEI MEU FILHO COM MINHA MÃE POR CAUSA DA ESCOLA DELE.

    ResponderEliminar
  44. Ola Sou Lina tenho um bebe de 6 meses quase 7 meses ainda só mama no peito, mas dentro de semanas será introduzido sopinhas. Preciso ausentar para formação sendo que o mais longo será por cerca de 1 mês, ate ainda não decidi ir por causa do meu bebe, ele nasceu prematuro e é muito apegado a mim, mesmo com a presença do pai, agora ainda mais pq o pai ausentou tb por 6 meses, a minha preocupação é isso se eu ausentar agora fico com medo de lhe causar algum trauma ou mesmo de ele sofrer muito e é muito tempo....:-( estou muito preocupada por outro lado preciso dessa formação. Acha que ele vai sofrer muito com a minha ausência mesmo ficando com a avo paterna já uns 3 meses juntos todos os dias, ela que fica com ele qdo trabalho. Me responda por favor, e qdo que acha que será melhor altura posso adiar, assim pra comunicar no trabalho. Obrigada

    ResponderEliminar
  45. Olá Laura, estou em uma situacao bem dificl, estou desemprega e na minha cidade atual realmente nao consegui nenhum trabalho, pensei em mudar de cidade, porém nao quero deixar minha filha, mas minha mae quer ficar com ela e disse que ira dar toda a assitencia a ela,o que eu nao posso dar hoje.....porém ela é minha filha e minha responsabilidade,porém nao quero que ela sofra com minha situacao financeira, gostaria de uma orientacao...Obrigada Beijos

    ResponderEliminar
  46. Nica
    Ola peço ajuda tenho uma filha de 5 anos ...por razões de estudo tive que deixa lá a viver com avo materna e sinto uma grande culpa como se tivesse abandonado a ...e será que isso n criara nenhum trauma?

    ResponderEliminar
  47. Laura, tudo bem? tenhou uma bebe de 1 ano, e surgiu uma viagem para mim e meu marido por 10 dias! Ela poderia sofrer algum trauma de abandono? Ela ficará com a vó! Muito obrigada

    ResponderEliminar
  48. Olá!
    Irei fazer um intercâmbio de 8 meses na Irlanda e deixarei meus dois filhos de 6 e 8 com o pai...isso pode afetar psicologicamente para o resto da vida deles?

    ResponderEliminar
  49. Olá lauLa boa tarde eu tenho uma netinha de 3 meses o pai dela sempre botava ela para dormir ele assistia desenho com ela deitado ela acabava dormindo ela se acostumou ele faleceu quando dar ó horario de dormir ela fica se batendo eu PG a camisa dele coloquei perto dela é ela agarrou na camisa e dor miu e possível ela está sentindo falta dele minha colega disse que agente está botando manhã na criança

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde! Vou ter que fazer uma viagem de 5 dias vou ter que deixar minha filha ela tem 1 ano e dois meses, sendo que já trabalhei ela já ficou com minha sogra, tenho medo que ela sinta minha falta e aconteça alguma coisa, posso FC despreocupada?

    ResponderEliminar
  51. Bom dia. Eu sou casada com uma pessoa que tem um menino de 4 anos e já há 1 ano ele mora com a gente, mas a mae,mesmo morando na mesma cidade mal visita ele e mal liga tambem... o fato é que ele sente demais a falta dela e fica triste. Apesar de todo amor e carinho que damos a ele, nada é capaz de suprir a falta que ele sente dela. Ela diz a ele que nao pode vim porque está estudando, mas sabemos que nao é verdade. Ela vive na farra.mas mesmo estudando daria pra vê-lo por meia hra que fosse. Nao sei oq fazer

    ResponderEliminar
  52. É de grande importância proteger o nossos filhos por isso que uso o programa clonegaem de whatsApp ele é muito bom... https://www.syncsoft.com.br/spymaster/rastreador-de-celular.html

    ResponderEliminar
  53. Olá tenho 20 anos e vou viajar a trabalho por dois meses ,sou muito apegado a minha filha no último mês a mãe dela estava fazendo um estágio em custura durante o dia e eu que cuidava dela em tempo integral e a noite a mãe dela ia pra escola ainda ( ou seja tinha horas dela ser mais apegada a minha do que a mãe dela ) você acha que esses dois meses possa afetar em algo na vida dessa criança levando em consideração que ela tem um ano e meio ?

    ResponderEliminar
  54. Ola boa noite?tenho uma gija de 6anos que separou as roupas dela e disse que ia mora com a avó,fiquei arrasada com essa situação..

    ResponderEliminar
  55. Olá tenho uma bebe de 9 meses e vou ter que fazer uma cirurgia e ficar 1 semana longe dela, ela é bastante apegada ao pai e a avó, ela irá ficar com os dois, será que ela vá sofrer muito com minha ausência?

    ResponderEliminar
  56. Olá tenho uma bebe de 9 meses e vou ter que fazer uma cirurgia e ficar 1 semana longe dela, ela é bastante apegada ao pai e a avó, ela irá ficar com os dois, será que ela vá sofrer muito com minha ausência?

    ResponderEliminar
  57. Olá tenho uma bebe de 9 meses e vou ter que fazer uma cirurgia e ficar 1 semana longe dela, ela é bastante apegada ao pai e a avó, ela irá ficar com os dois, será que ela vá sofrer muito com minha ausência?

    ResponderEliminar
  58. E se você é aceito num doutorado sanduíche para três meses e su filho fez dois anos já alguns meses? O doutorado sanduíche não dá suporte para dependentes. Então, como proceder? Conversar em vídeo todos os dias ajudaria?

    ResponderEliminar
  59. GRAÇAS AO GRANDE DR Sunny PARA RESOLVER MEUS PROBLEMAS SEU EMAIL É (drsunnydsolution1@gmail.com
    meu nome é Miss Maria, eu era casada com meu marido há 5 anos, estávamos vivendo felizes juntos para este ano e não até que ele viajou para a Austrália para uma viagem de negócios onde conheceu essa garota e desde então ele me odeia e as crianças e amor ela só. então, quando meu marido voltou da viagem, ele disse que não queria mais ver a mim e aos meus filhos, então ele nos expulsou de casa e estava indo para a Austrália ver aquela outra mulher. então eu e meus filhos estavam tão frustrados e eu estava ficando com a minha mãe e eu não estaria tratando bem porque minha mãe se casou com outro homem depois da morte do meu pai, então o homem com quem ela se casou não a estava tratando bem, e meus filhos eram tão confusos e eu estava procurando uma maneira de obter o meu marido de volta para casa, porque eu amo e aprecio muito ele, então um dia como eu estava navegando no meu computador eu vi um testemunho sobre este feitiço DR Sunny, testemunhos compartilhado na internet por uma senhora e me impressionar tanto eu também acho que experimentá-lo. No começo eu estava com medo, mas quando eu penso no que eu e meus filhos estão passando então eu entrei em contato com ele e ele me disse para ficar calmo por apenas 24 horas que meu marido deve voltar para mim e para minha melhor surpresa recebi uma chamada do meu marido no segundo dia perguntando depois que as crianças e eu liguei DR ensolarado e ele disse que seus problemas são resolvidos meu filho. então foi assim que eu consegui minha família de volta depois de um longo estresse de frear uma malvada senhora, com toda essa ajuda de DR Sunny, eu quero que todos vocês neste fórum se juntem a mim para dizer um enorme obrigado a DR Sunny e eu também conselhos para qualquer um em tais ou problemas semelhantes ou qualquer tipo de problemas também deve contatá-lo seu e-mail é) (drsunnydsolution1@gmail.com) ele é a solução para todos os seus problemas e dificuldades na vida. mais uma vez seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com)

    ELE É ESPECIALIZADO NO SEGUINTE SÉRIE.

    (1) Se você quer seu ex de volta.

    (2) se você sempre tiver sonhos ruins.

    (3) Se você quer ser promovido em seu escritório.

    (4) Se você quer que mulheres / homens corram atrás de você.

    (5) Se você quer uma criança.

    (6) Se você quer ser rico.

    (7) Se você quer amarrar seu marido / esposa para ser seu para sempre.

    (8) Se você precisar de assistência financeira.

    (9) Como você foi enganado e quer recuperar você perdeu dinheiro.

    (10) se você quiser parar o seu divórcio.

    (11) se você quer se divorciar do seu marido.

    (12) se você deseja que seus desejos sejam concedidos.

    (13) Gravidez para conceber o bebê

    (14) Garantir que você vença os casos judiciais e divórcios problemáticos, não importa em que estágio

    (15) Pare o seu casamento ou relacionamento de se separar.

    (16) se você tiver alguma doença como (H I V), (CÂNCER) ou qualquer doença.

    (17) se você precisa de orações por libertação para seu filho ou para si mesmo.

    (18) você quer curar a cura para o diabetes, a cura para o herpes, a cura para o HIV e a Aids, a cura para o câncer de mama e a cura para o câncer,

    mais uma vez, certifique-se de contatá-lo se você tiver algum problema que ele irá ajudá-lo. seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com) em contato com ele imediatamente .... ligue ou whatsapp ele número em +2349030731985

    ResponderEliminar
  60. Olá , precisei me ausentar do meu filho por 5 dias , para trabalho , meu filho acabou de fazer dois anos , hoje tem 1 dia que estou longe dele , mais tô com uma angústia no coração com medo de ele ficar triste .ele é muito apegado em mim , qual será o sentimento dele agora

    ResponderEliminar
  61. @Laura
    Como vi as respostas a cima que você deu, venho te pedir uma orientação nesse meu caso. Vou ter que deixar minha neném de 6 meses com minha mãe na Bahia, por motivos de trabalho, e eu estarei indo para SP, no mínimo por 6 meses e no máximo por 1 ano. No caso se eu conseguir q seja só por 6 meses, ela vai ter 1 ano quando vinher finalmente morar comigo, e se for por 1 ano, ela terá 1 ano e meio quando for morar comigo. Estou com medo que ela esqueça de mim, ou ñ se sinta mais protegida por mim, o que posso fazer para amenizar essa ausência? Como posso fazer para que ela saiba que eu sigo sendo a mãe dela? Será que chamadas de vídeos resolve um pouco memso ela sendo tão neném? Infelizmente neste mundo capitalista temos que trabalhar para dar uma vida melhor aos nossos filhos... E graças a Deus ela tem a avó para nos ajudar né.... em fim, oque posso fazer?

    ResponderEliminar
  62. Trabalho como comissaria de bordo e deixo meu.filho de 2 anos e 1 mes por 2.. 3 dias. Ele fica com.o pai e com a avó. Mas há uns dias percebi que está agindo diferente. As ligações d video Ele já não vem falar comigo . E quando cheguei em casa tbm nao veio ao me encontro. Na hora de dormir diz q quer dormir com o papai. Isso está me.deixando muito triste e preocupada. Ele pode estar desapegando d mim? Quando estou com ele não deixo de repreender quando faz algo d errado. Estou muito chateada. Sem saber o que pensar. Também ja disse uma vez que gosta da vovó e não.gosta da mamãe. Depois quando demonstrei tristeza disse que gosta da mamãe e sorriu. O que pode estar acontecendo? Pode ser somente uma fase?

    ResponderEliminar
  63. Por motivos de agressões do pai e da avó do meu filho fui embora e eles não permitiram que pegasse meu filho depois desenganada mudei para Brasília e o pai do meu filho foi preso e meu filho está com a ex do pai do meu filho poderia pegá-lo dela sem ter contato com o pai dele?

    ResponderEliminar
  64. Olha tenho uma filha de 7 anos eu morava em outro estado e ela sempre foi muito apegada aos irmãos mais velhos tem 2 meses que estamos morando em São Paulo e possível ela adoecer por sentir saldades dos irmãos já que ela fala todos os dias que está com saldade e quer voltar pra onde agente morava antes .

    ResponderEliminar
  65. Olá tenho uma filha de 7 anos ela sempre gostou de brincar pular cantarsempre foi uma menina alegre mais serca de dois meses eu me mudei de estado com ela. Deixando pra trás os irmãos mais velhos aquém ela sempre foi apegada .e de uns dias pra cá ela não brinca .so dia que quer voltar pra outra casa e que está com saldade e possível ela ficar doente ou até mesmo entrar em depressão

    ResponderEliminar
  66. Olá, tudo bem? Tenho um filho de 02 e 04 meses, ele é muito apegado a avó paterna, agora vou me mudar de cidade, você acha que ele vai ter algum trauma? Posso amenizar a falta dela de alguma forma?

    ResponderEliminar
  67. Apenas algumas semanas atrás, vi um comentário sobre o Dr.Azaka Solution Temple, alguém falando sobre como ele a ajudou em seu relacionamento. Também o contatei porque estava enfrentando o mesmo problema no meu relacionamento. Hoje, posso recomendar corajosamente o Dr.Azaka Solution. Temple para alguém que também está enfrentando um rompimento em seu relacionamento para entrar em contato com ele para obter ajuda hoje, porque ele me ajudou a restaurar meu relacionamento de volta ao normal. Aqui estão os detalhes de contato: Azakaspelltemple4@gmail.com ou whatsapp ele +1(315)316-1521, obrigado senhor Deus os abençoe.

    ResponderEliminar
  68. Eu não conseguia acreditar que algum dia voltaria a me unir ao meu marido. Fiquei tão traumatizada por ficar sozinha com ninguém para ficar ao meu lado e ficar comigo, mas tive a mesma sorte um dia de conhecer um poderoso lançador de feitiços. Dr. Azaka, depois de contar a ele sobre minha situação, ele fez tudo o que era humanamente possível para ver que meu amante voltasse para mim. De fato, depois de lançar o feitiço, meu marido voltou para mim menos de 24 horas, meu marido voltou implorando para que ele nunca fosse embora novamente, 1 mês depois, ficamos noivos e casados, se você estiver passando por essa mesma situação, basta entrar em contato com ele por: Azakaspelltemple4@gmail.com//whatsapp: +1(315)316-1521 Muito obrigado, senhor, por restaurar minha ex- amante

    ResponderEliminar
  69. Olá, espectadores online, sou Alfonso Vázquez, do México. Estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre como fui ajudado a ter minha esposa de volta. Eu era um trapaceiro e minha esposa me pegou várias vezes. Tentei me consertar e toda vez acabei trapaceando sem parar. Acho que não percebi o que ela significava para mim até que ela me deixou em paz. Comecei a encontrar uma maneira de recuperá-la, mas nada parecia funcionar perfeitamente até que encontrei um artigo sobre Lord Zakuza, que ajudou muitas pessoas em todo o mundo a recuperar seus relacionamentos. Fiz contato com ele e ele me garantiu que minha esposa voltará para mim em 48 horas com suas poderosas magias e paguei 410 euros pelos materiais necessários para o trabalho. Surpreendentemente, minha esposa voltou para casa depois de 3 dias dizendo que ela ainda me ama e eu jurei nunca mais traí-la. Tudo graças a Lord Zakuza. Você pode bater um papo com ele em seu número do WhatsApp pelo telefone +1 740-573-9483.

    ResponderEliminar
  70. Como posso explicar ao mundo que existe um homem chamado DR ISIKOLO que me ajudou a trazer de volta meu ex-amante e restaurou meu útero. quando toda esperança foi perdida. Eu e meu amante estamos casados ​​há 5 anos, sem filhos, vivíamos felizes ... até um dia em que tivemos um mal-entendido porque eu não poderia ter um filho para ele, então ele decidiu viver comigo para outra mulher , eu estava tão triste e frustrado e não conseguia comer até que um dia eu estava navegando na Internet onde vi uma senhora chamada Sandra testemunhando sobre o lançador de feitiços chamada DR ISIKOLO que a ajudou a trazer seu marido de volta para casa, então eu decidi para tentar entrar em contato com o lançador de feitiços DR ISIKOLO, então eu explico todo o meu problema para DR ISIKOLO e ele me disse que eu não deveria me preocupar se ele iria me ajudar a resolver meu problema, que meu amante voltará para casa, para meu maior surpresa em apenas 48 horas meu marido começou a me ligar e implorar por perdão foi realmente um milagre agora que estamos de volta como marido e mulher, uma semana depois que meu útero foi restaurado e agora um mês se foi, todo meu agradecimento vai para DR ISIKOLO, não se preocupe mais porque o DR ISIKOLO está aqui para ajudar p todos vocês, eu farei um favor a vocês deixando seu Whatsapp +2348133261196 ou e-mail isikolosolutionhome@gmail.com

    ResponderEliminar
  71. FINALMENTE ENCONTREI A VERDADEIRA SOLUÇÃO PARA PARAR CASAMENTOS E PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO.

    O divórcio não é a solução para todos os problemas, pois às vezes as crianças podem sofrer devido a esse divórcio e têm uma dor para a vida inteira, então antes de se divorciar é necessário pensar se este é um passo certo e o que será no futuro.

    Eu também estava tendo um problema semelhante, mas hoje é um dia feliz da minha vida porque o DR Tugala me ajudou a trazer de volta meu marido com seu feitiço de amor. Eu fui casada por 6 anos e foi tão terrível porque meu marido estava realmente me traindo sobre mim e eu estava procurando o divórcio, mas quando me deparei com alguns testemunhos de como o Dr. Tugala ajudou a restaurar casamentos e relacionamentos, decidi contatá-lo para obter ajuda. Quando o contatei e expliquei minha situação ao Dr. Tugala, ele me disse para não me preocupar porque meu marido vai voltar para casa em 3 dias, aqui estou eu. estou muito feliz porque meu marido voltou para casa e mudou totalmente para sempre. Ele sempre quer estar ao meu lado e não pode fazer nada sem o meu presente. Estou gostando muito do meu casamento, espero que isso também possa ajudar alguém. Ele é a única resposta para o seu problema.

    CONTATO ...... E-MAIL: acubespiritualhome@live.com
    CHAMADA / NÚMERO DE WHATSAPP +2348111959371 / +917838753914

    ResponderEliminar
  72. estarei eternamente em dívida com o grande DOUTOR ISIKOLO por consertar meu casamento desfeito. Depois que meu marido me deixou por sua amante por 3 meses. Eu nunca acreditei em feitiços até que meu amigo me apresentou a ele. No início, eu estava cética sobre ele porque eu ouvi muito sobre lançadores de feitiços falsos, mas eu coloquei minhas dúvidas para trás porque estava desesperada para ter meu marido de volta e fiz de acordo com o que ele me instruiu a fazer. Agora meu marido está de volta 48 horas depois de contatá-lo. Estou vivendo feliz com meu marido novamente após 6 meses de divórcio e não vou descansar até que ele seja conhecido em todo o mundo. Ele também é especialista em feitiços de proteção, feitiços de loteria, feitiços de elevação E.T.C. Conecte-se com o DOUTOR ISIKOLO agora, o e-mail dele é (isikolosolutionhome@gmail.com) Você também pode usar o Whatsapp para ele no +2348133261196.

    ResponderEliminar
  73. Olá, meu nome é Dora Florian, quero compartilhar minha incrível experiência com o maior lançador de feitiços DR ISIKOLO. Meu marido estava me traindo e quando descobri que tivemos uma briga que o levou a pedir o divórcio. Eu chorei e fiquei doente quando estava pesquisando sobre citações de amor online, vi pessoas falando sobre DR ISIKOLO e seu ótimo trabalho, cujo caso era semelhante ao meu, eles deixaram suas informações de contato. Eu o contatei e expliquei tudo a ele em lágrimas profundas e ele me disse não se preocupe que depois de 48 horas, meu marido vai voltar e ele vai cancelar o divórcio e voltar para mim. depois que fiz tudo que ele me pediu para fazer para minha maior surpresa, dois dias depois da noite, era meu marido que ele se ajoelhou implorando para que eu o aceitasse de volta e eu tinha dúvidas sobre essas coisas se elas existissem ou funcionassem para alguém, mas aqui estou estou testemunhando sobre isso também. obrigado mais uma vez DR ISIKOLO você é realmente uma bênção para mim ele também pode ajudá-lo a contatar (isikolosolutionhome@gmail.com) ou Você também pode Whatsapp para ele no +2348133261196

    ResponderEliminar
  74. Tenho certeza de que, entre todos esses lançadores de feitiços online, apenas o doutor Azaka é real, porque tentei usar a maioria deles, tudo o que eles fazem é pegar seu dinheiro e nunca ajudar, apenas o Dr. Azaka pode se relacionar em me ajudar a trazer de volta meu homem, graças a você Dr Azaka você também pode contatá-lo no What'sapp para obter ajuda em +1(315)316-1521 ou seu endereço de e-mail é Azakaspelltemple4@gmail.com

    ResponderEliminar
  75. Bom dia,
    tenho uma filha de 2 anos e 4 meses e estou pensando em deixar ela na casa da avo por 1 semana que é 300 kilometros distante da minha, para que assim minha cunhada possa desfrauda-la pois eu trabalho muito e ela fica em creche.
    porém ela nunca ficou nem uma noite sem minha presença.
    Peço ajuda, isso vai traumatizala muito? por ser 2 coisas ao mesmo tempo? me afastar e desfraudar?
    o que me indica a afzer?

    Obrigada,

    Lorena

    ResponderEliminar